24 setembro, 2020

"EU SOU O CAMINHO"..... MAS COMO ASSIM????

 "EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE E A VIDA; NINGUÉM VEM AO PAI, SENÃO POR MIM". JOÃ0 14:6


A ideia de que Jesus é o caminho para Deus, ou melhor, o único caminho, é deveras questionável.
De pronto, poderíamos perguntar sobre os bilhões de seres humanos que jamais tiveram a oportunidade de se quer ouvir falar em Jesus. Ou seja, como condená-los? Que culpa teriam um hinduísta ou um budista ou um indígena diante do Pai?
Em um segundo momento, questionaríamos os porquês de Jesus se colocar tão maior e mais correto do que tantos outros grandes mentores espirituais, incluindo Buda, Confúcio, Zoroastro, Krishna, etc.. os quais já tinham passado pela Terra, séculos ou até milhares de anos antes.
Por conseguinte, somente por estes dois aspectos, podemos constatar uma conveniente apropriação das palavras de Cristo a fim de conferir soberania religiosa e, por tabela, poder à igreja perante a sociedade.
Mas é evidente que Jesus jamais teria tamanha soberba e empáfia. O maior exemplo de humildade e amor que tivemos não poderia desdenhar de tal forma daqueles mestres anteriores a Ele. Também não seria crível que alguém do calibre de Jesus impusesse tal condição aos seus filhos sem que todos tivessem igualmente as mesmas condições de conhecer Suas palavras.
Mas afinal, o que Jesus quis dizer neste ensinamento?
Como se sabe, Jesus falava por parábolas e por isso devemos buscar espiritualizar Seus dizeres.
Em João 14:6, Jesus mostrou aos homens os exemplos e os conhecimentos espirituais de que deveriam se alimentar, caso almejassem ascender a graus mais altos d'alma.
Ele, espírito excelso, sabia que estaria de volta ao Pai em função de sua inigualável luz e que aqueles que buscassem o mesmo, também seguiriam o caminho a Deus.
Ou seja, o caminho era Ele na condição de exemplo, de conhecimento e de atitude e não como religião. Mais do que ser cristão, o que vale a Deus é ser pacífico, saber amar e perdoar. Afinal, o Mestre também nos disse "a cada um segundo suas obras" e não "segundo suas crenças".
Paz a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

#Jesus #hebreus #reencarnação #reencarnacao